Eduardo Jose Pereira Anatomia
1º Período de Educação Física
Professor Michel Beccalli
Anatomia Humana
20 de abril de 2015
Santa Teresa-ES
Unidades Motoras
As fibras musculares são classificas por seu metabolismo e a velocidade de contração, essas fibras se dividem em tipo I de contraçao lenta e as tipo II de contração rápida essas se subdividem em lIa, IIb, e IIc.
As fibras de tipo I são fibras vermelhas que tem um menor tamanho, mais com maior volume sanguíneo, possuem varias e grandes mitocôndrias e muitas enzimas oxidativas. Por isso são fibras com metabolismo energético de predomínio aeróbico, permitindo esforços duradores elas são muito comuns em atletas de provas de resistência.
As fibras de tipo IIa são fibras brancas, elas tem metabolismo anaeróbico, sua capacidade oxidante e superior, o que torna elas mais resistentes a fadigas que as outras fibras.
As fibras de tipo IIb são fibras de contração rápida, o metabolismo anaeróbico e dominante, o que origina uma grande acumulação de acido láctico, elas tem uma mal rendimento energético.
Três unidades motoras básicas são encontradas no musculo esquelético humano. O diâmetro do axônio está diretamente relacionado à velocidade de condução. As fibras musculares (I, lIa e IIb) estão assinaladas com bioquímicas diferentes: miosina, enzima oxidativa, enzima glicólica.
As fibras do Tipo Ilb têm baixa capacidade oxidante e capilaridade baixa, com alta capacidade glicolítica e relativa rapidez na contração e relaxamento, e atinge a fadiga rapidamente, já as do Tipo lIa são intermediárias entre os Tipos I e II b. As fibras Tipo lIa têm alta capacidade oxidante e alta capacidade glicolítica, contraindo-se e relaxando rapidamente e tendo alguma resistência a fadiga.