edital
Conceito
NAT (network address translation) é um protocolo que, faz a tradução dos endereços Ip e portas TCP da rede local para a Internet.
Ou seja, o pacote a ser enviado ou recebido de sua estação de trabalho na sua rede local, vai até o servidor onde seu ip é trocado pelo ip do servidor a substituição do ip da rede local valida o envio do pacote na internet, no retorno do pacote acontece à mesma coisa, porém ao contrário o que garante que o pacote chegue ao seu destino.
Objetivo e Aplicação
As entradas no NAT são geradas apenas por pedidos dos computadores de dentro da rede privada. Sendo assim, um pacote que chega ao router vindo de fora da rede e que não tenha sido gerado em resposta a um pedido da rede, não encontrar nenhuma entrada no NAT e este pacote será automaticamente descartado e conseqüentemente não será entregue a nenhum computador da rede.
Isso impossibilita a entrada de conexões indesejadas e o NAT acaba funcionando como uma firewall.
Utilizar Nat e Proxy juntos seria a ideal quando se tem uma rede um pouco extensa para diminuição do consumo da banda de seu link com a internet. Habilitar um Proxy para conteúdo HTTP e deixar o resto com o NAT diminuirá bastante o trafego do link.
KAIO MARTINS
3ºTERMO: REDES DE COMPUTADORES
VLSM (Variable Length Subnet Mask)
Conceito
Técnica que permite que mais de uma máscara de sub-rede seja definida para um dado endereço IP.
O campo “prefixo de rede estendido” passa a poder ter diferentes tamanhos.
Objetivo e Aplicação Menos desperdício de endereços IPs. É possível fazer uso mais eficiente da divisão de sub-redes alocando mascaras de sub-redes diferentes a cada bloco; Maior flexibilidade na distribuição de endereços. É possível redimensionar sub-redes dentro de uma sub-rede calculada. Quando houver uma alteração na topologia da rede não é necessário alterar o endereçamento de toda a rede;
KAIO