Edital
Antônimos: significado oposto, (ex: baixa, alta)
Denotação: sentido real
Conotação: sentido figurado, (ex: a criança lutava contra o sono)
Substantivo: Nome dado a algo, (ex: homem, mulher, laranja)
Adjetivo: Nome designando uma pessoa, (ex: homem moreno, mulher loira)
Pronome: Substitui o nome (ex: minha caneta, ela é alta)
Advérbio: completa o verbo (ex: carlos saiu "as pessas")
Artigos: Existem dois tipos, indefinidos e definidos. Indefinidos não apresentar "certa" coisa... (ex: um, uma, uns) Definidos, apresentam... definem o que é... (ex: o, a, os, as)
Preposição: Liga termos ou orações, (a ante até após com contra de desde em entre para perante por? sem sob sobre trás)
Conjução: adiciona e liga orações (ex: e, que)
Transitividade verbal: Verbo transitivo (V.T) deixa sempre uma dúvida, e se divide em "direto" e "indireto". Direto: sem preposição. Indireto: Com preposição.
Regência verbal e nominal: A marca que o mundo confia... quem confia, confia "em", correção: a marca EM que o mundo confia // São tantas já vividas, são tantos momentos que eu eu me esqueci... quem esquece, esquece "de", correção: são tantas já vividas, são tantos momento de que eu me esqueci.
Concordância verbal: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa (ex: João foi ao cinema. João e José foram ao cinema)
Concordância nominal: Os adjetios, artigos, pronomes e numerais adjetivos concordam em número e gênero com o subastantivo a que se referem.
Pontuação: Não se separa sujeito do verbo.
Crase: (não ocorre) Antes de termo masculino (ex: andar a cavalo) Antes do verbo (ex: ficou a contemplar a paisagem) Antes de artigo indefinido (ex: levou o automóvel a uma oficina) Antes de pronomes pessoais, demonstrativos ou indefinidos com exceção a "outra"(ex: dei a ela o prémio merecido) Antes de expressões de tratamento introduzida pelo possessivo "vossa" ou