EDILENE ADM IV
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO
EDILENE MARTINS FONSECA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Montes Claros MG
2014
EDILENE MARTINS FONSECA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Administração - Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná
Montes Claros MG
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 04
2.DESENVOLVIMENTO 05
3.CONCLUSÃO 20
4.REFERENCIAS 21
1. INTRODUÇÃO
Apesar da contabilidade ser indispensável como fonte de dados, a falta de dinamismo nos seus relatórios tem suscitado ampla critica a sua utilização como fonte de informações para a gestão do capital de giro. As críticas decorrem da estaticidade dos demonstrativos, produzindo fotografias da situação patrimonial num determinado momento, não levando em conta a dinâmico dos ciclos operacionais.
Porém as demonstrações contábeis, conforme a situação da empresa, podem apresentar uma situação de liquidez irreal. Podem apresentar estoques obsoletos como meio de pagamento, por exemplo. Este, por sua vez, faz com que a análise tradicional de balanço seja questionada, apesar de sua importância e uso generalizado.
Neste contexto o Fluxo de Caixa se apresenta como uma ferramenta utilizada pelo administrador financeiro, com o objetivo de apurar os somatórios de ingressos e de desembolsos financeiros em determinado momento, prognosticando se haverá excedente ou escassez de caixa, em função do nível desejado pela empresa. Daí a importância dos ciclos no sistema de liquidez: a conjugação das velocidades entre os meios de pagamento e as necessidades de pagamento para que ocorra o equilíbrio no sistema.
A simples implantação de um sistema de Fluxos não irá resolver os problemas de liquidez da empresa, porém lhe permitirá um melhor gerenciamento dos recursos e necessidades. O importante é acompanhar comparando tais situações