Asma
Nome: Andréa Leandro Edilene Barros Hynara Santana
TRABALHO DE ESTUDO DE CASO: ASMA
Rio de Janeiro
05/12/2013
Introdução
A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizadas por hiperreatividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo. O desenvolvimento e manutenção da asma dependem da ação de fatores externos variados em indivíduos geneticamente predispostos, e é considerada em todo mundo, um problema de saúde pública, devido a alta prevalência e custos socioeconômicos.
1. Etiologia
A doença tem sua etiologia desconhecida, mas muitos fatores têm sido associados ao seu desenvolvimento. O tabagismo materno tem sido relacionado á exacerbação da asma na infância. Crianças cujas mães fumam também têm maior incidência da doença. Infecções precoces, particularmente por vírus sincial respiratório, estão associados á asma. Parece haver também uma ligação genética . Acredita-se que os cromossomos 5, 11, e 14 contribuem para o processo inflamatório presente na asma.
2. Incidência
A OMS de estima que haja 150 milhões asmáticos em todo o mundo. A asma incide em qualquer idade, com predomínio na infância e adolescência. Os estímulos que causam episódios asmáticos em adultos e crianças são semelhantes e podem incluir poluentes, alergias associadas a pólen, infecções respiratórias, esforço e medicamentos. As crianças são mais propensas a alergias, enquanto os adultos são mais suscetíveis a poluentes e medicamentos.
3. Classificação
Asma atópica
Asma não-atópica (Ex. infecções virais)
Asma induzida por drogas (Ex. aspirina)
Asma ocupacional
4. Fases da Asma
Fase de sensibilização:
1ª exposição ao alérgeno.
Fase imediata:
-Aumento da permeabilidade da mucosa aos antígenos.
-Broncoconstrição reflexa.
-Aumento da permeabilidade vascular e edema
Secreção de muco.