Edifica O Introdu O Arquitetura
A metodologia empregada para avaliação do uso e ocupação do solo está alinhada às concepções de espaço geográfico e suas categorias analíticas de forma, função, estrutura e processo (SANTOS, 2008:69).
Esta metodologia considera como forma os objetos geográficos naturais (1ª natureza, por exemplo, substrato geológico, vegetação e hidrografia) ou construídos pelo homem (2ª natureza, por exemplo, edifícios, ruas, viadutos e etc). Assim sendo, a forma é o aspecto visível e exterior de um objeto geográfico ou um conjunto de objetos, tal como as residências horizontais. Nesse presente relatório, será observado apenas aspectos da segunda natureza, trazendo uma análise mais direta para o relatório.
A função caracteriza no papel a ser desempenhado por meio do objeto. A relação entre forma e função neste caso é direta: uma forma é criada para desempenhar uma função.
A estrutura compreende a natureza social e econômica de uma sociedade em um determinado momento histórico. Enquanto o processo é a estrutura em seu movimento de transformação ao longo do tempo.
Na visita à rua Porto dos Tainheiros, no largo da Ribeira, os edifícios são em sua maioria prédios de dois pavimentos, sendo o gabarito mais alto de três pavimentos. As ruas são largas e bem conservadas, constituídas de asfalto, pedra, calçadão. Não existem viadutos nem outros tipos de construção de grande porte.
Observando o conceito de função empregado em nossa referência bibliográfica, a função do espaço urbano é basicamente turística, uma vez que seus equipamentos como bancos, a praça, o ambiente bem arborizado delineia o espaço com características bucólicas, proporcionando experiência aprazível.
A atual estrutura da Ribeira é de um pequeno bairro turístico, com o comércio basicamente voltado ao terceiro setor, com restaurante, sorveterias, pastelarias, etc. que encarou um duro processo de empobrecimento, uma vez que no início do século passado, o bairro foi morada das principais famílias de