Analise Swot
O termo SWOT provém da conjunção das siglas das palavras em inglês strenghts, weakness, opportunities, e threats. Poderia ser denominado FFOA (forca,fraqueça,oportunidades e ameaças). Na verdade, trata-se de uma tabela de dupla entrada na qual nas linhas estão as forças e fraquezas organizacionais, e nas colunas as oportunidades e ameaças ambientais.
Quase sempre a análise SWOT é feita periodicamente pelas empresas para mapear sua situação diante do ambiente geral e ambiente de tarefa, particularmente em relação aos concorrentes e mudanças que surgem a cada momento.
Formulas de aternativas :
A partir dos objetivos empresariais, analisando-se as oportunidades e ameaças ambientais de um lado e as potencialidades e vulnerabilidades internas de outro, a administração tem nas mãos um balizamento que a ajudará a definir ou redefinir as alternativas estratégicas quando à ação futura da empresa. De um modo mais abrangente , a missão e a visão organizacional balizam todo o processo de formulação estratégica. Conforme a estratégias é formulada, ela precisa se assentar em uma estrutura oganizaconal adequada a receber o influxo de uma cultura organizacional que lhe sirva de amparo. Em outros termos, tanto a estrutura organizacional quanto a cultura corporativa devem se ajustar ás demandas da estratégias organizacional. A partir daí, definemse os processos e os objetivos a serem alcançados.
ANÁLISE INTERNA: ANÁLISE EXTERNA
OPORTUNIDADES AMEAÇAS APROVEITAMENTO ENFRENTAMENTO: ÁREA DE DOMÍNIO ÁREA DE RISCO DA EMPRESA ENFRENTÁVEL PONTOS
FORTES:
PONTOS MELHORIA: DESATIVAÇÃO:
FRACOS: