Edifficações
Parauapebas –PA
2012
APRESENTAÇÃO
A formação técnica acarreta quase sempre atividades práticas, de laboratório ou de campo, culminando no fornecimento de algumas habilidades profissionais próprias de cada área. Naturalmente as várias áreas exigem, umas mais, outras menos, essa prática profissional. Neste sentido é indiscutível a importância do estágio como complemento da atividade escolar do futuro profissional.
Mas o grande problema não é o estágio e sim a elaboração do relatório.
É com base nesta preocupação que a ESCOLA SOTER elaborou o presente trabalho, o qual denominamos de “ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO” na expectativa normatizar, orientar e ajudar o nosso aluno na construção de seu relatório.
Façam bom uso do mesmo.
1. CONCEITOS
Antes de tratar das normas técnicas para a elaboração de relatórios é preciso explicitar algumas definições. Essa necessidade prende-se ao fato de serem encontradas definições das mais diferentes, muita das quais contraditórias.
TRABALHO CIENTÍFICO – São relatórios, teses, dissertações, projetos de pesquisa, monografias e trabalhos de conclusão de curso datilografados ou impressos por quaisquer meios, desde que sejam obedecidos as dimensões, disposições, margens e espaços exigidos pelas Normas Oficiais.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO – Documento que contém relato completo e objetivo do cumprimento do estágio exigido regimentalmente por algumas instituições, contendo experiências vividas, programas desenvolvidos, objetivos propostos e alcançados e observações técnicas realizadas.
2. ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Todo trabalho científico possui uma estrutura composta por partes definidas que devem obedecer a uma ordenação seqüencial lógica preestabelecida. Algumas