Edif Cio Louveira
264 palavras
2 páginas
AA
A
B
A
A
B
A
A
A
Fonte: docomomo.org.br/
Dividido por dois blocos de oito pavimentos, o
Edifício Louveira propôs uma dinâmica diferente, voltando suas fachadas para um jardim central. A construção aconteceu em 1946 em São Paulo pelo arquiteto Vilanova Artigas.
Apesar do edifício ser um prisma retangular, e estar na forma de placa, não esta no conceito simplicidade , pelo seu detalhamento e materiais utilizados: concreto, madeira , vidro e o metal.
A MALHA teve uma definição correta apenas em um sentido, dividida pelos pilares e paredes principais, como mostrado na imagem
1.
Não apresenta módulo porque, o prédio é composto por várias medidas diferentes, e não apresenta simetria, pois cada lado possuem ambientes diferentes
Não verifica-se RITMO pois não existeuma sequência de materiais ou unidades para classificar como ritmo.
2
Fonte: docomomo.org.br/
Os edifícios foram inseridos ao redor de uma praça, gerando privacidade e comodidade aos moradores, além de criar um local de circulação e descanso.
Foram utilizados diferentes materiais para cada parte dos edifícios: madeira para os dormitórios, vidro para sala, e concreto para áreas de circulação do prédio.
3
Fonte: docomomo.org.br/
A HIERARQUIA DE ABERTURA, acontece com um espaço maior em função do pilares, no hall de entrada, como representado na imagem
4.
Existe ainda um GRUPAMENTO por similaridade, e esta representado na fachada dos dormitórios, e na parte central do edifício, como demostrado a imagem 3.
Fonte: docomomo.org.br/
4
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
INTRODUÇÃO A ARQUITETURA
RUTE A. DRIEMEYR
1
- Vilanova Artigas
Eduardo Possamai, Gian Flach, Marlon
Bellini e Samuel Eidelwelin
2014/A 03/03
Edifício Louveira