Edgar Equalizacao
DSP
EDGAR WEBSTER
EQUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE ÁUDIO
Trabalho apresentado à disciplina de DSP do oitavo período do curso de Engenharia Elétrica do setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná.
Curitiba
Novembro de 2007
1 - INTRODUÇÃO
O problema de acústica da sala tem sido amplamente investigado essencialmente com o objetivo de melhorar a qualidade de determinados parâmetros sonoros quando ocorre a captura de som que se propaga em um espaço acústico fechado, como uma sala ou um auditório, independentemente do lugar onde ele é capturado. A maioria dos aspectos que determinam a acústica da sala são a sua geometria, o volume e o tipo de superfícies, além de elementos contidos em seu interior tais como cadeiras, cortinas, pessoas, etc. Isso tudo muda a resposta em freqüência da sala. Constantemente esta pode ter variações de resposta, pessoas podem entrar e sair da sala, a temperatura pode mudar, etc. O tratamento dessa diferença de resposta está relacionado com a monitoração do som durante a reprodução.
Neste trabalho, apresento a equalização de uma sala acústica baseada no processamento digital de sinais. O sistema desenvolvido é capaz de estimar e compensar as assimetrias da resposta da sala quando estas assimetrias dependem do tempo de variação das condições acústicas.
Este trabalho representa a continuação de uma técnica adaptativa anteriormente desenvolvida por Leitão Fernandes e Ferreira [1] usando equalização em 20 bandas. A posterior otimização do sistema foi realizado e apresentado por Leite Ferreira [2], que introduz diversos aperfeiçoamentos no desempenho do sistema por meio da otimização e adaptação de alguns parâmetros do processo. Esse sistema realiza a adaptação, mas não faz a equalização transparente, o que limita a sua aplicação. Será falado aqui sobre um sistema que poderá fazer a compensação das distorções da acústica em tempo real.
2 - NOVA TÉCNICA DE EQUALIZAÇÃO ADAPTATIVA