Edelson 2015 3
1. INTRODUÇÃO 03
2. SISTEMA DE CONSÓRCIO 04
2.1 TIPOS DE CONSÓRCIOS 05
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERÊNCIAS 10
1. INTRODUÇÃO
Uma das principais características observadas, com relação a economia mundial, diz respeito ao crescimento econômico ao longo do tempo. Nesta conjuntura, a economia brasileira tem apresentado taxas de crescimento, devido a fatores como a maior liberação de crédito pelas Instituições Financeiras.
A economia brasileira mostra transformações significativas, com uma intensa alteração na estrutura de produção, proveniente sobretudo pelo processo de autofinanciamento do consumo de bens duráveis e não duráveis.
Diante deste panorama, o sistema de consórcio tem se distinguido como um método de investimento que prevê o uso individual de recursos financeiros coletivos e de forma programada, composto por um modelo matemático de amortização e uso dos recursos.
Assim, este trabalho apresenta um enfoque dos conceitos que envolvem esse setor da economia brasileira, em que o estudo se fundamentará nas matérias de Matemática Financeira, Introdução à Contabilidade e Gestão Financeira e Orçamentária para mostrar o funcionamento, as tipologias e também conhecer melhor como as administradoras de consórcios realizam suas atividades.
2 SISTEMA DE CONSÓRCIO
O sistema de consórcio trata de um programa de grupo fechado de pessoas, que cooperam entre si para atingir um objetivo que beneficie a todos. Funciona com a contribuição de cada membro, durante um período de tempo pré-programado, para a aquisição de determinado bem, que pode ser um bem de consumo, implementos agrícolas, computadores, motocicletas, eletroeletrônicos, imóveis, materiais de construção, reformas e até mesmo serviços turísticos, entre outros.
O consórcio pode ser descrito como,
[...] O agrupamento de um determinado número de pessoas,