Trabalho Sobre A V Rgula
Goiânia
2015
O USO DA VÍRGULA
Trabalho sobre o uso da vírgula, da disciplina Língua Portuguesa. Professor:
Goiânia
2015
Sumário
1. Introdução
2. O uso da vírgula
3. Conclusão
4. Referências
1. Introdução
A palavra vírgula é de origem latina e consiste originalmente no diminutivo de “vara”. “Virga” = vara e “ula” = sufixo diminutivo. Isto explica sua grafia, sua forma. A vírgula é um símbolo, um sinal de pontuação, usado na língua portuguesa que pode carregar no seu uso o sentido de uma frase. É usado em diversas situações, tanto para isolar quanto para explicar, evidenciando ou suprimindo certos verbos ou expressões; também é usado para marcar pausas e inflexões da voz na leitura; pode interromper a ambiguidade. A vírgula contribui para organizar uma oração, moldá-la conforme o que se deseja transmitir.
2. O uso da vírgula. A vírgula é mais acentuada na escrita do que na fala, pois a esta atribui-se entonações que auxiliam na diferenciação das expressões. Na escrita, ela deve ser bem pontuada para que o indivíduo identifique a entonação necessária para a decodificação da frase. Usa-se a vírgula:
1 – Para isolar nomes próprios de lugares que antecedem a data. Ex: Goiânia, 13 de dezembro de 2015. São Paulo, 07 de setembro de 1980. Aracaju, 25 de outubro de 2002.
2 – Para isolar aposto explicativo, inserindo-o entre vírgulas. Neste caso, a intenção é explicar algo sobre o que foi dito anteriormente, completando a informação presente na frase. Ex: Ana Maria, a primeira namorada de José, estará no baile de hoje. A água, matéria essencial para o princípio da vida, foi encontrada em Marte. Le Corbusier, precursor da arquitetura moderna, era um relojoeiro.
3 – Para enumerar