Ed. física
O trabalho apresentado foi baseado em vários estudos do ritmo, tendo como objetivo esclarecer dúvidas sobre a relação entre a criança e atividades rítmicas, foi elaborado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, orientado pelo professor Dr. Aírton Negrine. O RITMO ESPONTANEO E O RITMO MÉTRICO
O ritmo pode ser encontrado de modo geral como algo que surge atraves de músicas, expressoes corporais, sons, canto, entre outros. Nas classificaçoes do ritmos podemos citar o espontaneo e o métrico, onde suas caracteristicas são completamente distintas. O ritmo espontaneo pode ser definido como um movimento natural, próprio, sem pré requesitos, que representam a sensibilidade de cada induviduo e não são organizado dentro do espaço e tempo já definidos. Podendo assim, expressar naturalidade sem comprometimentos regrados nos movimentos da dança, sendo ditado apenas pelas leis da natureza humana, podendo inclusive ser influenciado por sentimentos e vontades, em caso de falta de equilibrio regulado causado pelo proprio organismo.
Já o ritmo métrico tem como caracteristicas movimentos com ordem temporal, forma e a dinamica pré determinadas, sendo intencional e disciplinada. Onde elementos como controle e coordenação são essenciais para adequar o tempo disponivel para cada movimento. Contando ainda com o fato de que o equibibrio é alcancado atraves de contagens, tornando uma rotina mecanica regularizado por estimulos externos, que podem ter ou não, intervalos regulares.
Sendo assim, apesar das diferenças gritantes como por exemplo a naturalidade do ritmo espontaneo, e a disciplina do metrico podemos notar que ambos existem de forma completa em nosso cotidiano.
JUSTIFICATIVA DA METODOLOGIA UTILIZADA
A metodologia escolhida possui caracteristicas gerais como descrever, apoiar-se em evidencias, explicar e interpretar os acontecimentos educativos que acontecem durante a atividade ritmica. Procurando estudar de maneira geral, observando e anotando as ações