Ed. física
Claro de Cássio Soares da Silva
Turma: 2840
Disciplina: Libras
Prof.: Gaspar Scangarelli
Canoas, setembro de 2012 OS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DA PRÁTICA ESPORTIVA INFANTIL
O artigo trata sobre o assunto da prática esportiva infantil, seus benefícios e malefícios. Relata pesquisas realizadas por jornais e estudiosos franceses sobre este tema retratando a opinião da população, de médicos e professores de Educação Física sobre a prática das atividades físicas e esportivas.
A iniciação, a especialização e a precocidade esportiva: Iniciação Esportiva Precoce (IEP) é uma atividade esportiva desenvolvida antes da puberdade e caracterizada por uma alta dedicação aos treinamentos (mais de 10 horas semanais) e, principalmente por ter uma finalidade eminentemente competitiva.
Controvérsia deste tema: normalmente encontramos apoiadores da prática bem como também quem critique antagônica e francamente este processo. Para alguns dirigentes, treinadores e monitores esportivos não existe inconveniente em iniciar a acriança precocemente em treinamentos e competições esportivas. Para professores acadêmicos a iniciação é um atentado contra a criança e contra a infância.
Os prejuízos de uma iniciação precoce: O trabalho do professor Frances de Educação Física, Personne, recolhe um enorme número de casos reais nos quais os esportistas, todos eles submetidos no presente ou no passado, ao TEP apresentam uma infinidade de problemas psicológicos, de saúde física e de integração. Outro trabalho excelente é o de Cotta (HAHN, 1988) em que se pode verificar diferentes patologias em praticantes de diversas modalidades esportivas como: halterofilismo, saltos, remo, natação e outros. Todos estes atletas quando crianças haviam sido submetidos ao TEP.
Aspectos positivos e negativos: em geral o esporte fomenta na criança e no adolescente a maturidade, o crescimento e o desenvolvimento. A iniciação esportiva é um atentado contra a criança e mais