Ed. física
Flávia Caroline Flores
Fundamentos do Lazer - Turma: X
Profª Simone
RESENHA CRÍTICA: LAZER SÉRIO
Curitiba
2014
Lazer sério
Stebbins criou três conceitos: lazer sério, lazer casual e lazer baseado em projeto. Estes três conceitos constituem a chamada perspectiva do lazer sério. Não confundindo a definição de lazer sério com o nome dado para o conjunto dos três conceitos, que é um enquadramento teórico para as atividades. Segue explicação para estes três conceitos:
Lazer Sério: este termo surgiu por volta de 1973 e 1976, enquanto ele coletava dados para uma pesquisa sobre amadores e profissionais. Vários jogadores amadores de beisebol disseram que não era uma prática em que as pessoas fazem por lazer. A partir dai, o pesquisador mudou de direção em sua pesquisa, tentando achar o porquê a prática desses jogadores não eram consideradas práticas de lazer. Eles diziam que essas práticas exigiam um alto comprometimento, buscavam altas performances e se empenhavam ao máximo para desenvolver suas habilidades, por isso diziam que não consideravam como lazer, pois era algo "sério". Assim, surgiu esse termo Lazer sério. Que segundo ele, pode ser definida como: prática sistemática de uma atividade por amadores, praticantes de hobby ou voluntários, que pode lança-los a uma carreira centrada na aquisição e expressão de uma combinação de habilidades, conhecimento e experiência. No lazer sério Realização e Recompensa são descritos como os benefícios percebidos pelos participantes deste grupo.
Lazer Casual: este conceito acompanha o surgimento teórico do lazer sério, porém, apenas a partir da década dos anos 90 que passou a ter uma atenção acadêmica. No início, este tipo de lazer era considerado como qualquer prática que não fosse classificado como de amadores, praticantes de hobby ou voluntários, porém, essa concepção foi revista e reformulada. Este grupo foi classificado como uma atividade imediata,