ed fisica
Prof. Dr. Yuri V. B. de Santana
Avisos:
a) Atenção na segunda (01/12) a aula começará um pouco mais tarde, as 8:30 hs.
b) Cada grupo precisa entregar apenas uma lista resolvida.
c) Cada grupo terá em média 15 min para apresentar os exercícios.
1) Duas espiras circulares e iguais (E1 e E2), situadas perpendicularmente entre si e o com o centro coincidentes e raios iguais; percorre nelas correntes i1 e i2, indicadas no desenho abaixo. Encontre o vetor do campo magnético em O. i1 = 3A, i2 = 4A, μ = 4π10-7 Tm/A, R = 50 mm.
2) Admitindo μ = 4π10-7 Tm/A, determine o campo magnético no centro O da figura. Considere os três fios condutores (A,B, C) com uma distância L = 2√3 m um do outro.
3) (a) Determine a frequência de revolução de um elétron com uma energia de 100 eV em um campo magnético uniforme de módulo 35,0 μT. (b) Calcule o raio da trajetória do elétron se sua velocidade é perpendicular ao campo magnético.
4) Um fio linear de 10 cm de comprimento é paralelo ao eixo z e conduz uma corrente de 4ª na direção + z. A força neste fio devida a presença do campo magnético B é -0,2 Ni + 0,2 0,2 Nj. Se este fio é girado até ficar paralelo ao eixo x com corrente na direção + x, a força no fio torna-se 0,20 Nk. Determine B.
5) Um elétron de 4,5 KeV (um elétron que tem energia cinética igual a 4,5 KeV) move-se em um orbita circular que é perpendicular a um campo magnético de 0,325 T. (a) Determine o raio da orbita. (b) Determine a frequência e o período do movimento orbital.
6) Uma bússola tende a oscilar antes de alinhar-se com o campo magnético da Terra. Considere uma agulha imantada de momento de dipolo magnético m e o momento de inércia I, suspensa de forma a poder oscilar livremente em torno de um eixo vertical, situada num campo magnético horizontal uniforme B0. As direções de m e B0 formam inicialmente um pequeno ângulo θ0. Calcule a frequência angular de oscilação (desprezando o amortecimento) e mostre que sua determinação