Ed fisica
Autor:
Segundo período – noite
O filme Sociedade dos Poetas Mortos, mostra a realidade de uma escola tradicional de segundo grau, que aplica um ensino rígido e adota uma didática racionalizada. Enfim, não procuramos uma fórmula para que o professor mude o mundo heroicamente e muito menos sugerimos que ele se abstraia dos conflitos do contexto escolar e se mostre alheio às responsabilidades envolvidas nesse âmbito. Ao contrário, desejamos que cada professor possa ir além do seu horizonte aparente, percebendo que as melhorias são possíveis, porém, depende de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos, psicológicos. Portanto, o que nós propomos é um professor que viva em constante busca de conhecimentos, que valorize sua formação e que tenha vontade de fazer a diferença, consciente de seu papel político em lutar por políticas públicas para a área educacional, pois “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda o que fizemos e o que fazemos”.
*Relação aluno professor na escola tradicional;
Ao longo dos anos podemos acompanhar o avanço da educação, isso fica claro quando percebemos a evolução da escola tradicional para a moderna. Antigamente os alunos frequentavam um ambiente repleto de normas e proibições, onde o respeito ao professor era prioridade em todos os sentidos.
A escola moderna fica um pouco a desejar em matéria disso, ou seja, os estudantes acabam não respeitando os mestres de maneira adequada e as aulas perdem a eficiência diante da má criação de alguns alunos. A punição na escola tradicional era algo presente em todos os momentos, isso fazia com que os alunos sentissem medo de cometer algo de errado.
A escola moderna está mais liberal e democrática, tanto pública como particular, mas o ensino gratuito está muito defasado e perdeu a qualidade encontrada em tempos atrás. O fato é que alguns métodos pedagógicos mudaram, mas as escolas não devem baixar o nível.
*Possibilidade de