ed fisica
Na idade média a ginástica se restringia ao espaço militar, em função das cruzadas, e fora deste espaço era praticada por acrobatas que se apresentavam em praças públicas e circos. Mas ao longo dos anos a atividade física foi se tornando cada vez mais necessária na sociedade que cada vez mais seguia o rumo do desenvolvimento.
As bases da Ed Física e do ensino como um todo foram desenvolvidas na Europa à partir da Revolução francesa, em função desta revolução o sistema educacional Frances que tomou novos rumos e seus conteúdos sistematizados , o acesso ás escolas não se retingia mais apenas aos nobres. E então no século XIX surge o Movimento Ginástico Europeu (1800) que se expandiu em diversos países, cuja grande finalidade era a melhoria da saúde da sociedade que na época da Revolução industrial era submetida à altas cargas horárias de trabalho.
Iremos apresentar neste trabalho o método ginástico Frances que se tornou obrigatório após a derrota da guerra Franco-prusiana de 1870 e então passou a ser obrigatória no currículo escolar. Com finalidade de formar alunos mais fortes, disciplinados, saudáveis, promover um desenvolvimento moral e o amor à pátria, formar indivíduos capazes de proteger a nação e contribuir para o seu desenvolvimento. Sendo este método introduzido pelo Coronel Francisco de Amorosos, com característica fortemente militarista. A ginástica servia de utilidade ao indivíduo que se revertia à pátria, como por exemplo, no trabalho, os exercícios promoveriam o preparo físico tronando assim o trabalhador útil ao desenvolvimento da nação ,caracterizada também pela sua tendência naturalista que seriam os benefícios que o praticante adquiria por praticar a ginástica, fora isso o caráter utilitário que se encaixaria na ciência desenvolvendo estudos para áreas médicas como anatomia e a fisiologia.