Ed. fisica
Sumario
Adaptações Agudas
Adaptações Sub Agudas
Adaptações Cronicas
Overtraining
Conclusão
Referencias Bibliograficas
Adaptações Agudas
Sempre em que o corpo em estado de repouso , sofre um estresse , há a quebra da homeostase, onde o organismo se adapta ao estresse que foi dado.
(J.S. Skinner) A execução de um exercicio exige o ajustamento de numerosas funções organicas, cuja a solicitação depende da intensidade , duração e frequencia do exercicio e das caracteristicas especificas da atividade praticada.
Os exemplos que podem ser dados das adaptações durante o exercicio, são as que ocorrem no sistema respiratório é o aumento da ventilação alveolar, por meio da frequencia respiratória , ou o aumento do volume corrente, ou por ambos. A melhora da ventilação perfusão do pulmão facilitando a maior quantidade de sangue venoso as zonas pulmonares mais bem ventiladas e por fim dando velocidade a troca de gases na parede do alveolo pulmonar.
Segundo Skinner, o organismo consome somente o oxigenio de que necessita no momento e pode armenizar apenas uma pequena reserva. No repouso , as necessidades de oxigenio são facilmente supridas e satisfeitas. No exercicio , a ventilação pulmonar aumentam enquanto a difusão de gases se acelera . O aumento da ventilação pulmonar é linear quando a intensidade de trabalho se eleva , até que o gasto energético corresponda a cerca de 50 a 60 % da potencia aerobica.
Durante o exercicio , os musculos esqueléticos em contração contribuem com mais do que 90 % da demanda aumentada de oxigenio.
O aumento dramatico na demanda metabólica muscular durante o exercicio é completado por aumento quase imediatos do débito cardiaco. A circulação sanguinea aumentada, aumenta o retorno venoso que por outro lado aumenta o volume diastólico final que para uma determinada fração de ejeção, aumentará o volume de ejeção.
Por exemplo, em repouso a