Sistema Muscular
Aracati – Março de 2014
André Lucas Ferreira de Sousa
Carla Thalya de Jesus Oliveira
Maria Luciana da Silva
SISTEMA MUSCULAR
Trabalho apresentado à disciplina Anatomia Humana do Curso de Enfermagem da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ para obtenção de média parcial da unidade I.
Professor: Ronaldo da Silva Oliveira
Aracati – Março de 2014
INTRODUÇÃO O Sistema Muscular produz uma infindável variedade de ações usando os músculos como times coordenados. O tecido muscular cria movimentos corpóreos e também efetua processos internos, desde o batimento cardíaco e a movimentação dos alimentos através dos intestinos até o ajuste do diâmetro das artérias e a focalização do olho. O Sistema Muscular tem uma existência muito física, na qual o uso regular evita a perda e a lesão. Todavia, os músculos são inúteis sem o sistema nervoso para estimular e integrar suas atividades. Nosso objetivo nesse trabalho é explicar de forma clara e objetiva sobre as principais características do sistema muscular sua função no nosso organismo e como ele é fundamental para nossa sobrevivência.
Miologia é o nome dado ao estudo do sistema muscular. Os músculos representam, no corpo humano, cerca de 60% de seu peso. Como estão fixados ao arcabouço ósseo, os músculos são responsáveis, em grande parte, pela forma do corpo humano. Existem três diferentes tipos de músculos: os que participam dos movimentos — músculo esfriado esquelético —, os que constituem o miocárdio — músculo estriado cardíaco — e os que compõem a parede das vísceras ocas e tubulares — músculo não estriado. É importante ressaltar a estreita relação que há entre os sistemas muscular e nervoso, uma vez que este é responsável pela transmissão dos impulsos nervosos, gerando, portanto, como resposta a um determinado estímulo, uma contração, um movimento específico dos