ed fisica
Fayga Ostrower
A educação através da Arte vem ganhando grande importância no cenário educacional atualmente. Isso ocorre quando pensamos em uma forma social, cultural e profissional dos educandos.
Ao abordarmos o ensino de Artes percebemos que foram inúmeras as tendências que influenciaram o ensino e aprendizagem da disciplina ao longo de sua história. Os próprios conceitos de Arte e de ensino sofreram modificações com o passar do tempo. Até pouco tempo atrás, o ensino da disciplina Arte baseava-se no “deixar fazer”, culminando com a exposição dos trabalhos dos alunos.
Entretanto, mais do que falar em conteúdo, as aulas de Artes atualmente primam por possibilitar aos alunos uma relação entre o mundo e a maneira que o homem encontra para perceber este mundo ao longo do tempo
Lidar com o fazer artístico hoje, consiste além de criar, também o construir um olhar crítico, perceptivo, identificando elementos estéticos e seus diversos significados. A leitura, apreciação e compreensão de contextos e conceitos se fazem prioritários ao se ensinar Artes.
Cabe ao professor, mostrar aos alunos as diversas possibilidades que encontramos através das expressões artísticas, considerando inúmeros elementos que compõem o fazer Arte. O professor tem na Arte um grande suporte para seu trabalho educativo, através do qual se têm a possibilidade de observar tendências individuais e a partir destas, encaminhar a formação do gosto, estimular a inteligência e ajudar na formação da personalidade de seus alunos, sem se reter a preocupação com a formação de artistas. É necessário que o(a) professor(a) possibilite aos alunos o desenvolvimento de sua percepção, imaginação, raciocínio, controle gestual , dentre outros aspectos que ajudarão no processo de ensino aprendizagem, tornado-os seres capazes de analisar, refletir e emitir opiniões
È nesse sentido, que