Ed fisica
Tal período sucede ao Brasil pré-colonial, que se iniciou em 1501, um ano após a descoberta do território brasileiro por uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral, tendo a mesma sido autorizada pelo Rei D. Manuel I de Portugal, e que termina em 1530, após a chegada de alguns portugueses e o início da exploração e colonização do novo território, embora tenha sido mais presente a exploração.
Eventualmente, França e Países Baixos conquistaram o domínio de regiões estratégicas como, por exemplo, a ilha de São Luís do Maranhão (França Equinocial), a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro (França Antártica), a cidade de Recife e parte dos atuais estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte (Nova Holanda).
Por ter sido uma colônia do império português, o Brasil colonial obedecia, pois, ao reino de Portugal, sendo, portanto, uma monarquia absoluta, em que o soberano era o Rei de Portugal.
A respeito destas ocupações, manteve-se, no período colonial, a unidade linguística e cultura herdada dos portugueses.
O período colonial pode ser subdividido nas seguintes categorias:
1. Do fim do período pré-colonial brasileiro, em 1530 (período iniciado em 1501, um ano após o descobrimento do Brasil pelos portugueses, em 1500, e que findou em 1530)
2. Ciclo da cana-de-açúcar
3. Ciclo do ouro.