Ed. fisica
Para que um indivíduo consiga realizar actividades físicas correctamente, necessita principalmente de ter saúde e aptidão física – capacidade de realizar as actividades tranquilamente e com esforço controlado.
As componentes da aptidão física são: resistência cardiovascular, força muscular e a flexibilidade.
Resistência cardiovascular é a capacidade contínua de ter o sangue a transportar oxigénio para as células, aumentando a eficiência do coração, dos vasos sanguíneos e do transporte para bombear a quantidade de sangue suficiente para todas as partes corpo, especialmente os músculos mais activos durante a actividade física.
A força muscular é a capacidade motora que permite deslocar um objecto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo.
A flexibilidade é a capacidade motora que permite efectuar movimentos com grande amplitude.
Os factores de natureza comportamental que influenciam directa ou indirectamente os estilos de vida saudável de um indivíduo são: a alimentação, o repouso e a qualidade do meio ambiente.
Alimentação – O organismo humano deve receber, regularmente e em quantidade suficiente, os alimentos que fornecem os nutrientes responsáveis pela formação e renovação de células e tecidos, pela produção de energia e pela manutenção do organismo.
Para uma alimentação saudável e equilibrada, é necessário: comer a horas certas, comer com moderação, comer alimentos de todos os grupos (roda alimentar), mastigar bem os alimentos, tomar sempre o pequeno-almoço, beber água com frequência e evitar bebidas alcoólicas.
O repouso é indispensável, dormir o suficiente para recuperar a energia despendida e restabelecer o equilíbrio do organismo e sobretudo do sistema nervoso. O esforço intenso e regular, sem o adequado repouso, provoca no organismo uma baixa de rendimentos, associada a perturbações do sono, perda de apetite e descontrolo nervoso, o