ED 16 03 1
REVISÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Grupo 1
Lista 1
Para que serve a ortografia?
Ortografia deriva das palavras gregas ortho que significa "correto" e graphos que significa "escrita".
Nossa língua é um instrumento vivo e dinâmico de comunicação e interação social. A língua modifica-se pelo uso, de acordo com a evolução histórica e com o local onde é falada. Neste sentido, a ortografia da língua consiste na padronização da forma gráfica de suas palavras, com a finalidade de uma intercomunicação eficiente entre seus usuários.
Em 1° de janeiro de 2009, o Brasil passou a utilizar a ortografia proposta pelo Acordo Ortográfico de 1990. Nossa ortografia sofreu algumas modificações com o objetivo de restringir as diferenças de escrita entre os usuários da língua e de defender nosso idioma de processos de desagregação.
Nesta lição, veremos as principais regras ortográficas da nossa língua e também as principais mudanças geradas a partir do novo acordo. Antes, porém, precisamos relembrar alguns pontos.
Figura 1: Sílaba tônica e sílaba átona, vamos relembrar?
Fonte: Disponível em: <http://media.tumblr.com/tumblr_kyyz0vC9Uv1qamaor.jpg>. Acesso em: 23 fev. 2015.
Ao lermos uma palavra nem todas as sílabas são pronunciadas com a mesma intensidade. Lendo em voz alta, o anúncio publicitário, você perceberá que na palavra doril a sílaba ril é pronunciada com mais intensidade que a sílaba do.
De acordo com o modo como são pronunciadas, isto é, com maior ou menor intensidade, as sílabas classificam-se em tônicas e átonas.
No caso da palavra doril, do é a sílaba átona e ril é a sílaba tônica.
Tonicidade das palavras, vamos relembrar?
Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras de duas ou mais sílabas recebem a classificação da seguinte forma:
Quanto ao número de sílabas, vamos relembrar?
As palavras também podem ser classificadas quanto ao número de sílabas que são assim:
Acordo ortográfico, vamos