Ecossistemas
CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS II
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Profº: William Evangelista
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE UM ECOSSISTEMA
Lucas Guimarães Reis
Paracatu - MG
Setembro / 2014
ESTRUTURA ECOSSISTEMA
Há grande diversidade de ecossistemas:
Ecossistemas naturais - bosques, florestas, desertos, prados, rios, oceanos, etc.
Ecossistemas artificiais construídos pelo Homem: açudes, aquários, plantações, etc.
Assim, consideram-se, quanto às dimensões, os ecossistemas seguintes: microecossistemas, por exemplo, um tronco de uma árvore morta e uma poça de água;
Numa floresta, por exemplo, as clareiras e as zonas densas, a face voltada a norte ou a sul de um tronco de árvore, apresentam comunidades bióticas distintas. Constituem pequenos ecossistemas no grande ecossistema que é a floresta. mesoecossistemas, por exemplo, uma floresta e um lago; macroecossistemas, por exemplo, um rio, um oceano e os grandes biomas.
Os ecossistemas apresentam dois componentes estruturais básicos e intimamente inter-relacionados:
Componentes abióticos: podem ser físicos (como a radiação solar, a temperatura, a luz, a umidade, os ventos), químicos (como os nutrientes presentes nas águas e nos solos) ou geólogos (como o solo)
Componentes bióticos: são os seres vivos em um ecossistema existem várias populações de diferentes espécies de seres vivos, e o conjunto dessas populações compõe uma comunidade ou biocenose ou, ainda biota.
Os componentes abióticos: a radiação solar é um dos principais fatores físicos dos ecossistemas, pois é por meio dela que os seres clorofilados realizam fotossíntese. Nesse processo, liberam oxigênio para a atmosfera e transformam a energia luminosa em energia química, única forma de energia que se pode ser aproveitada pelos demais seres vivos.
Os componentes bióticos: os componentes bióticos podem ser divididos em dois grupos:
Organismos autótrofos: representados pelos