Ecossistemas
Bruno Sacco
João Vitor Padovan
Gabriel Banos
PROBLEMAS AMBIENTAIS
“E. Tec .Sebastiana Augusta de Moraes “
Andradina - 2012
Problemas Ambientais
Os problemas ambientais são consequência direta da intervenção humana nos diferentes ecossistemas da Terra, causando desequilíbrios no meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida. A seguir, veremos os principais problemas que ocorrem na atualidade.
Os principais problemas ambientais são: * Aquecimento global
* Camada do Ozönio
* Chuvas Ácidas
* Desflorestação
* Desaparecimento da Biodiversidade
Chuva ácida
Chuva ácida - é caracterizada por ter um pH ácido (abaixo de 4,5) e produz-se quando o Enxofre (S), proveniente da queima dos combustíveis fósseis e o Azoto (N) presente no ar se combinam com o Oxigénio (O2), formando assim o Dióxido de Enxofre (SO2) e Dióxido de Azoto (NO2). Estes compostos vão-se espalhar pela atmosfera e fundem-se com as partículas de água que estão em suspensão, formando assim o Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Nítrico (HNO3) e também Ácido Clorídrico (HCl) em pequenas quantidades.
Reacções em que se forma Chuva Ácida
S(s) + O2(g) > SO2(g)
2SO2(g) + O2(g) > 2SO3(g)
SO3(g) + H2O(l) > H2SO4 Enquanto que a chuva ácida possui um pH baixo, as chuvas normais possuem um pH levemente ácido (aprox. 5,6). Esta acidez é provocada pela dissociação do Dióxido de Carbono (CO2) em Água (H2O) formando o Ácido Carbónico (H2CO3). CO2(g) + H2O(l) > H2CO3(aq)
A chuva ácida, ao atingir o solo, empobrece a vegetação natural e as plantações. Também afeta a fauna e a flora de rios e lagoas, prejudicando a pesca.
Algumas medidas podem atenuar a formação de chuva ácida: economia de energia, uso de transporte coletivo, criação e uso de fontes de energia menos poluentes, utilização de combustíveis com baixo teor de enxofre, etc.