Ecossistema
Esta fase demonstra como os seres se alimentam do outro, sendo classificados como herbívoros, carnívoros e decompositores, Isso é denominado como biomassa: quantidade de seres vivos. Com isso vem o ciclo biogeoquímico: processo onde substâncias do ambiente abiótico vão para o mundo dos seres vivos e o seu retorno ao mundo abiótico, sendo assim temos vários tipos de ciclos como por exemplo: nitrogênio, água, oxigênio, cálcio, carbono, enxofre e fósforo como principal nutriente das plantas.
Como também um dos principais é o ciclo do carbono onde, na fotossíntese as plantas retiram a CO2 –carbono do ambiente, a ultima é oxidada pelo processo de respiração celular, que resulta em liberação de CO2 para o ambiente. A queima de combustíveis fosseis( petróleo e carvão ) também libera CO2. Com o aumento de teor CO2 resulta a causa e agravamento do “efeito estufa “ – podendo ocorrer o descongelamento de geleira e das calotas polares, onde consequentemente aumenta o nível do mar.
Em outros casos os seres vivos tem que sobreviver ou se alimentar com seus próprios dons onde cada um tem seu método de sobrevivência como a camuflagem: meio de defesa mimetismo. Mutualismo: relações harmônicas entre indivíduos de espécies diferentes. Parasitismo: é uma relação desarmônica entre seres de espécies diferentes, em que um deles é o parasita que vive dentro ou sobre o corpo do outro que é designado hospedeiro do qual retira alimentos, como por exemplo: os endoparasitas que ficam dentro dos organismo denominado bactérias e os ectoparasitas: atuam fora do organismo conhecidos