ecossistema e qual a sua importancia
Entendento o ecossistema
Também fazem parte de um sistema todos os componentes abióticos (sem vida), como, por exemplo, minerais, íons, compostos orgânicos e clima (temperatura, precipitações e outros fatores físicos).
Os componentes bióticos (seres vivos), são representados em vários níveis, eles estão classificados da seguinte forma:
Produtores – ex.: autótrofos – são seres vivos capazes de produzir seu próprio alimento através de substâncias inorgânicas, como, por exemplo, as plantas que realizam a fotossíntese através da luz solar.
Consumidores – ex.: heterótrofos – são seres que se alimentam de outros seres, pois, ao contrário dos autótrofos, não são capazes de produzir seu próprio alimento. Dentro desta classificação, incluem-se todos os animais, a maioria dos fungos e algumas plantas.
Decompositores – ex.: saprófitos – organismos que se alimentam de outros organismos em estágio de decomposição. Dentre eles estão os fungos e as bactérias.
É importante sabermos que dentro desta classificação, um organismo depende o outro, pois, após passar por seu “último ciclo”, os compostos orgânicos são utilizados dentro do ecossistema como nutriente para os produtores, iniciando-se assim, um novo ciclo. http://www.todabiologia.com/ecologia/ecossistema.htm Ecossistemas Aquáticos
O que é ecossistema aquático, tipos principais, ecossistema marinho, características principais
Ecossistemas aquáticos: diversidade de vida
Introdução
Se entende por ecossistema aquático todos aqueles que apresenta por biótopo algum corpo de água como, por exemplo, mares, rios, oceanos, lagos, pântanos, etc.
Os tipos de ecossistemas aquáticos mais conhecidos são: ecossistema de água doce e ecossistema marinho.
Ecossistema Marinho
Incluem os oceanos e mares, principalmente. Vale lembrar que a vida