Tipos de ecossistemas amazonicos e sua importancia
Durante muito tempo, atribuiu-se à Amazônia o papel de “pulmão do mundo”. Hoje, sabe-se que a quantidade de oxigênio que a floresta produz durante o dia, pelo processo da fotossíntese, é consumida à noite. Mas, devido às alterações climáticas que causa no planeta, a Floresta Amazônica vem sendo chamada como “o condicionador de ar do mundo”. A importância da Amazônia para a humanidade não reside apenas no papel que desempenha para o equilíbrio ecológico mundial. A região é o berço de inúmeros povos indígenas e constitui-se numa riquíssima fonte de matéria-prima (alimentares, florestais, medicinais, energéticas e minerais).
A Amazônia possui uma vasta variedade de animais e plantas. Há sempre uma tendência de se falar da importância da Amazônia por causa da grande diversidade de animais e vegetais que nelas habitam. Entretanto, a variedade de compostos químicos presentes na Amazônia deve ser também considerada. Ervas já eram utilizadas quando os portugueses aportaram no Brasil, e ainda são usadas hoje, só que na maioria das vezes, por laboratórios estrangeiros que depois revendem o produto para cá, mais caro, é claro.
O tesouro químico amazônico engloba substâncias com propriedades repelentes, antitumorais e antimaláricas, entre outras. Da floresta, já foram extraídos compostos como a quinina (principal remédio de combate à malária), a estricnina (raticida) e a genipina (usada para a tintura de pele e cabelos). Venenos diversos, também, foram retirados de animais; óleos essenciais extraídos de plantas da região são hoje muito usados na perfumaria. As plantas, também são utilizadas como matéria-prima na fabricação de peças que utilizamos diariamente. Um exemplo em que esta utilização é demonstrada é a recente descoberta