ecopedagogia
A ecopedagogia faz parte de uma educação sustentável, que não se preocupa apenas com uma relação saudável com o meio ambiente, mas com o sentido do que fazemos com nossa existência, a partir da vida cotidiana, estando intimamente ligado ao futuro de toda Humanidade e da própria Terra. Com esta visão podemos dizer que vivemos num mundo fragmentado é possível visualizar do cume do globo terrestre as fronteiras (divisão de territórios), onde são feitas as divisões pelo homem que proporciona diferenças e conflitos que podem ocasionar transtornos para o planeta. A natureza é o bem mais precioso da humanidade e quando há um problema ambiental, o mundo todo é afetado tornando um problema global.
Sendo assim, falar de ecopedagogia é falar de consciência e cidadania planetária, onde diz respeito à formação de indivíduos que almejam maior comprometimento enquanto cidadãos críticos que buscam um mundo mais justo no sentido de pertencerem não a uma nação, mas a toda Humanidade.
"... a ecopedagogia não é uma pedagogia a mais, ao lado de outras pedagogias. Ela só tem sentido como projeto alternativo global onde a preocupação não está apenas na preservação da natureza (Ecologia Natural) ou no impacto das sociedades humanas sobre os ambientes naturais (Ecologia Social), mas num novo modelo de civilização sustentável do ponto de vista ecológico (Ecologia Integral) que implica uma mudança nas estruturas econômicas, sociais e culturais. Ela está ligada, portanto, a um projeto utópico: mudar as relações humanas, sociais e ambientais que temos hoje. Aqui está o sentido profundo da Ecopedagogia, ou de uma Pedagogia da Terra, como a chamamos." (in: Pedagogia da Terra - ideias para um debate", Gadotti, 2000,p 39).
Levando-se em conta o que foi mencionado a ecopedagogia se dá como um movimento social tornando cidadãos conscientes fazendo com que a humanidade possa ter um conceito amplo do real processo de suas ações.
O Planeta é e sempre será de todos nós.