Econõmia
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à política das nações e à vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoas em decisões sociais, como os campos religiosos, industrial, educação, política, saúde, instituições sociais, guerra, etc.
Crise de 1929
Com o fim da 1ª Guerra Mundial, os EUA estavam ricos. As fábricas americanas produziam mais que o triplo de automóveis fabricados por todo o mundo.
Vivia-se uma época de euforia econômica; o que fez essa década ficar conhecida como "loucos anos 20"- era uma farra capitalista. Havia muito investimento nas bolsas de valores, pois as ações subiam e subiam.
O capitalismo seguia sem influencia do Estado. Era o modelo de Adam Smith- Liberalismo Econômico. Sem controle e com os empresários pensando só em lucros, a produção superou a capacidade de consumo da sociedade americana, essa foi à causa básica da crise econômica que iria se instalar: superprodução.
Então, com as primeiras notícias de falência de empresas, os investidores se apavoraram e correram para vender suas ações. Lembre-se, se a oferta aumenta, o preço cai. Em 24 de outubro de 1929, conhecido como a quinta-feira negra, aconteceu o inevitável crack (quebra) da bolsa de Nova Iorque.
Começa aí, a pior crise do capitalismo.
A economia daquela época, já era bem interligada. Então, em questão de horas, o