Econômia
R. A Curva de Possibilidade de Produção – CPP, mostra as combinações possíveis de produção entre dois bens, utilizando os fatores de produção disponíveis. Quando os fatores de produção, que são terra, capital e trabalho, estão sendo plenamente utilizados a CPP mostra a combinação máxima.
2. Mostre, graficamente, a ocorrência das seguintes situações, dada uma curva de possibilidades de produção (CPP):
a) Pleno emprego dos fatores de produção.
b) Um nível de produção impraticável no curto prazo.
c) Um nível de produção em que há capacidade ociosa (fatores de produção desempregados ou subutilizados).
Respostas:
a) Se os fatores de produção são inteiramente utilizados, a economia está produzindo o máximo que pode produzir; estará, então, produzindo em um ponto sobre a CPP.
b) Um ponto “exterior” à CPP que não pode ser atingido, dada disponibilidade de fatores produtivos.
c) Um ponto “interior” à CPP (entre a curva e os eixos) mostra uma situação em que a produção é menor do que poderia ser, isto é, ou os recursos produtivos não estão sendo utilizados integralmente ou não estão sendo usados com eficiência.
2. Os pontos de uma curva de possibilidades de produção expressam:
R:As combinações de máxima produção obtenível de dois bens quando a dotação disponível dos fatores é plenamente utilizada, dada a tecnologia.
3. O consumidor A está disposto a ceder quatro unidades do bem X em troca de uma unidade do bem Y adicional às que já possui, enquanto o consumidor B aceita ceder somente duas unidades do bem X para obter uma unidade a mais do bem Y. O que acontecerá se o consumidor A ceder uma unidade do bem X ao consumidor B, em troca de uma unidade do bem Y?
R: O consumidor A ganhará, mas o consumidor B