Econômia de mercado
No capitalismo, não existe com muita freqüência, a produção para consumo próprio. Por isso, a produção e o consumo se distanciaram. Pois para satisfazer uma necessidade, hoje em dia, há um envolvimento de terceiros para transformação da matéria prima no produto final necessitado. E algumas das implicações sobre esse processo são: a dependência do tempo para a mercadoria ficar pronta e chegar ao consumidor e o dinheiro para adquirir esse produto.
2) De acordo com a visão proposta no texto “A Economia de Mercado”, explique a notícia a seguir, extraída do artigo “O novo barão do café”, em anexo.
Na época que o pai de Paulo plantava o café, ele comercializava a matéria prima com baixo valor agregado e processava o café somente para o uso doméstico. Tendo o trabalho ter que lidar com a agricultura e depender das condições do tempo, e ter sua produção limitada somente ao que ele poderia plantar na sua terra. Já seu filho Paulo, usou de ferramentas do capitalismo para aumentar a distribuição do produto e conseqüentemente o lucro. Comprando a matéria prima de vários produtores, podendo assim, comprar uma quantidade maior para distribuição, e transformando matéria prima em produto final, agregando maior valor ao produto.
O novo barão do café
Como o empresário potiguar Pedro Lima transformou a Santa Clara, uma pequena empresa sediada no Rio Grande do Norte, na maior companhia de café do país -- sem nunca ter plantado um único pé.
exame/negócios Por Denise Carvalho | 12.11.2009 | 00h01
O empresário potiguar Pedro Alcântara Lima, de 45 anos, sempre sonhou em ser fazendeiro. Egresso de uma família humilde do interior do Rio Grande do Norte, ele queria distância da vida dura levada pelo pai, João Alves de