economis
Crescimento o aumento sustentável da produção global de uma economia, enquanto que desenvolvimento é a capacidade que uma economia possui para satisfazer as necessidades da população.
1.2- Estabeleça diferenças entre as economias dos países desenvolvidos e dos menos desenvolvidos.
Nos países desenvolvidos conseguem providenciar um melhor nível de vida aos seus cidadãos com uma melhor alimentação, mais disponibilização na educação e saúde, nos países menos desenvolvidos apresentam na sua generalidade um rendimento ‘’per capita’’ com poucos recursos na saúde, alimentação, fome e miséria.
1.3- Comente as duas frases sublinhadas, tendo em conta as diferenças de desenvolvimento entre países.
Estas duas frases, referem-se às formas como os países desenvolvidos fazem face às alterações climatéricas recorrendo às estratégicas de proteção das populações e infraestruturas, bem como recorrendo ao setor dos seguros para minimizar os riscos, invés dos países menos desenvolvidos, estes são mecanismos inexistentes.
2.1- Refira os principais tipos de indicadores do desenvolvimento que estudou. Mencione três indicadores simples económicos e socioculturais.
Os principais tipos de indicadores do desenvolvimento são indicadores simples e compostos. O indicador simples económico abrange o PIB, a taxa de inflação e o consumo de energia. O indicador simples sociocultural engloba a taxa de analfabetismo, taxa de escolaridade infantil e o número de médicos por 1.000 habitantes.
2.2- Indique como é constituído o IDH (Índice do Desenvolvimento Humano).
O IDH é constituído por três dimensões: uma vida longa e saudável, nível de conhecimentos adquiridos e um nível de vida digna.
2.3- Distinga entre IDH e IDG (Índice de Desenvolvimento Ajustado ao Género).
O IDH mede o grau das suas três dimensões, já o IDG ajusta de forma a apurar as diferenças entre homens e mulheres.
2.4- Refira as limitações do IDH (Índice do