Economia2
Este fenómeno teve início na Revolução Industrial (1780-1850), em Inglaterra. Considera-se que a Revolução Industrial permite a passagem de uma sociedade onde a agricultura representa 3/4 da atividade económica para uma sociedade onde dominam as indústrias e os serviços.
_Inovação tecnológica
_Aumento da produção e da produtividade
_Diversificação da produção
_Alteração da estrutura da atividade económica
_Modificação do modo de organização económica
_Melhoria do nível de vida
A aceleração do crescimento económico está associada ao processo de inovação tecnológica, que permitiu o aumento do ritmo de produção. Cada trabalhador passou a produzir mais unidades pelo mesmo período de tempo. As inovações, ao aumentarem a produtividade do trabalho, contribuem para produzir bens a menores custos, o que estimula o consumo da população.
O moderno crescimento económico, ao caracterizar-se pela aceleração do crescimento do produto, tem contribuído para modificações na estrutura da economia, isto é, na forma como os sectores da atividade económica participam na economia. As modificações resultam das alterações ocorridas na composição sectorial da atividade económica e no modo de utilizar/repartir o produto. Origina desigualdades Leva à pobreza
O processo de crescimento económico provocou o desaparecimento da economia agrícola e substituiu-a pela industrial e, depois, pelos serviços. Estas transformações resultam do incremento da inovação e do aumento do rendimento médio do indivíduo.
O processo de crescimento económico provocou a terciarização da economia em resultado do aparecimento dos transportes e dos bancos e seguros. Uma das formas utilizadas pelas empresas de crescerem e ganharem dimensão é através da fusão, ou seja, a constituição de uma só empresa a partir de duas ou mais. Esta fusão contribui para a concentração do capital, para a redução da concorrência no mercado e para diminuir os custos de produção,