Economia
Introdução
A realização deste trabalho foi-nos proposta pela professora Alzira Figueiredo, no âmbito da disciplina de economia A. Este tem como tema principal as políticas comerciais no século XIX, comparando-as com as atuais, será indicado, em cada um dos séculos tratados (XIX, XX e XXI) o tipo de governo existente. Iremos realizar também uma análise descritiva da importância das políticas comerciais para a região em estudo, ou seja, a região do Norte, onde o principal setor de atividade era, no século XIX, o setor primário, devido à prática da agricultura, da pesca entre outras atividades inseridas neste setor, nos dias de hoje, isso já não decorre pois o principal setor de atividade é o terciário.
Politicas comerciais em Portugal
Séc. XIX
Uma política comercial é uma política governamental que rege o comércio com países terceiros. Trata-se das tarifas, subsídios ao comércio, quotas de importação, restrições voluntárias à exportação, restrições à criação de empresas de capital estrangeiro, regulamentação do comércio de serviços e outras barreiras ao comércio internacional.
Estas são por vezes restritas a uma união aduaneira. No caso da União Europeia, a política comercial foi tratada em comum desde a sua fundação em 1957.
Portugal no séc. XIX vivia numa monarquia a comando de D. Pedro IV, que esteve em vigor desde 1822 ate 1910, que foi quando se instituiu a Primeira Republica Portuguesa.
Monarquia consiste num regime político a comando de um rei que possui poderes executivo, legislativo e judicial. Em Portugal, no séc. XIX foi instituída, não uma monarquia tradicional, mas uma monarquia constitucional o que significa que o rei jurou na Constituição e separou os seus poderes, executivo legislativo e judicial