Galileu x contexto histórico
O contexto histórico do renascimento vivido por Galileu, fora um período caracterizado por profundas transformações na sociedade, desde a vida até a nova visão de mundo do homem europeu. Muito porque os horizontes geográficos foram altamente alargados com a expansão marítima, a economia autossuficiente feudalista estavam em crise, dando espaço ao comércio e ao surgimento da classe burguesa e, paralelo a tudo isso, a visão teocêntrica estava em baixa, o que culminou em significativas transformações no pensamento científico e filosófico.
E meio a um período de transição de pensamento e principalmente o começo do espírito de aversão a teologia agostiniana, Galileu Galilei se manifestou, mostrando-se o caminho para o conhecimento da natureza: a observação e também o conhecimento matemático(elaborando assim um novo método científico). Assim conseguira descrever observações astronômicas e leis físicas.
Contexto histórico renascimento- baixa idade média
O contexto histórico vivido por Galileu foi o Renascimento. Este foi um importante movimento de renovação cultural corrido na Europa durante os séculos XV e XVI, e é considerado o marco inicial da era moderna. Este período fora marcado principalmente pelas conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia, conta esse que contribuiu pra duas grandes transformações: a ampliação do comércio e também a reforma religiosa. A diversificação dos produtos de consumo resultou no surgimento de uma nova classe social, a burguesia. Tal classe estimulou a vida urbana que, com mais atividades econômicas, contribuiu para o enriquecimento do ambiente cultural europeu. Foi assim que as obras artísticas foram ganhando espaço. E o grande berço para isso foi a Itália, local onde nasceu Galileu. Isso ocorreu devido ao fato da Itália não ter conseguido formar um Estado nacional e assim não tinha um exército e um corpo burocrático-administrativo a aristocracia italiana que consumisse o dinheiro, com isso, pode investir