Economia
Existe consenso de que a teoria econômica de forma sistematizada iniciou- se quando foi publicada a obra de Adam Smith “A Riqueza das nações”, em 1976.
Antiguidade
Na Grécia antiga, as primeiras referências conhecidas na economia aparecem no trabalho de “Aristóteles” (384- 322 a.c) que aparentemente foi quem inventou o termo economia (Oikonomia) em seus estudos sobre aspectos da administração privada e sobre finanças públicas. Também encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão (427-347 a.c) e de Xenofonte (440-335 a.c).
Mercantilismo
A partir do século XVI observa- se o nascimento da primeira escola econômica: O Mercantilismo.
Considerava- se que o governo de um pais seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos.
Fisiocracia
No século XVIII uma escola de pensamentos francesa, a Fisiocracia elaborou alguns trabalhos importantes. Os Fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais. O trabalho de maior destaque foi o do Dr. Françóis Quesnay, autor da obra “Tableau Économique”, o primeiro dividir a economia em setores, mostrando a relação entre eles, futuramente aperfeiçoada pelo economista russo naturalizado americano Wassily Leontief, da Universidade de Harvard.
Na verdade a Fisiocracia surgiu como reação ao Mercantilismo. Para os fisiocratas a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (Fisiocracia significa “Regras da natureza”).
Os Clássicos
Adam Smith (1723- 1790)
Smith já era um renomado professor quando publicou sua obra “A Riqueza das Nações”, em 1976. Em sua visão harmônica do mundo real, Smith acreditava que se deixasse atuar a livre concorrência uma “mão invisível” levaria a sociedade à perfeição. É o principio do Liberalismo, seus argumentos baseavam- se na livre iniciativa, no laissez- faire.
Para Smith a produtividade