Economia
R=Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, do que os preços absolutos das mercadorias.
Pois mesmo que não ocorra alteração no preço absoluto de um dado bem x, seu preço relativo sofre alteração sempre, dado que os bens a sua volta modifiquem seu preço.
2) O estabelecimento comercial pode ser conceituado de duas óticas: a economia e a jurídica. Explique cada uma delas.
R= Para a Economia, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo. Para a doutrina jurídica, reconhece-se o estabelecimento como uma universalidade de direito, incluindo-se na atividade econômica um complexo de relações jurídicas entre o empresário e a empresa. O empresário é, assim, o sujeito da atividade econômica, e o objeto é constituído pelo estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo produtivo. A empresa, nesse contexto, é o complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.
3) No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?
R= É dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda exercem, supondo que outras variáveis interfiram pouco, ou que não interfiram de maneira absoluta. Adotando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de um determinado mercado selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos.
4) Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?
R= A Microeconomia é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam. Analisa a formação dos preços no mercado de bens e serviços e fatores de produção.
5) Como se divide o estudo microeconômico?
R=