Economia
A Economia está presente no quotidiano, tentando sempre responder a problemas como a pobreza, desemprego, crises energéticas, inflação, défice da Balança de Pagamentos e muitos outros.
Pressupõe procura (intenção de comprar) e oferta (intenção de vender), bem como mercado, no qual se verifica um encontro de vontades e se conjuga a quantidade do bem com o seu preço.
Economia como ciência
A Economia é uma ciência pois:
tem um campo de estudo específico – objecto de estudo – que são os fenómenos económicos;
tem uma terminologia própria (conjunto de conceitos específicos que utiliza para interpretar a realidade);
utiliza o método científico como ferramenta de pesquisa, o qual recorre à observação, formulação de hipóteses explicativas, experimentação e conclusão.
Economia e as outras ciências
Os problemas económicos a que a Economia tenta responder resultam da vida social, sendo por isso problemas sociais. Assim, para melhor encontrar soluções para estes problemas, a Economia deve conjugar as suas explicações com outras ciências:
Sociologia – contribui pelo estudo da estratificação e relacionamento social da comunidade;
Geografia – fornece dados importantes como a distribuição dos fenómenos físicos e humanos ou a organização espacial da região;
História – mostra a forma como os fenómenos evoluíram;
Matemática – facilita a quantificação de dados.
Economia e necessidades
O problema fundamental da Economia prende-se com a gestão eficiente dos recursos escassos de forma a satisfazer da melhor maneira um conjunto de necessidades – racionalidade económica.
Sendo as necessidades superiores aos recursos, é necessário optar entre as necessidades, a fim de satisfazer as mais importantes. O grau de importância das necessidades é subjectivo, e é ele que determina a utilidade de um bem.
A necessidade de escolha entre as necessidades faz com que umas não sejam satisfeitas.