Economia
(Parte 1 de 2)
Assinale a única alternativa que NÃO DIZ RESPEITO aos Investimentos Diretos:
Compreende o investimento especulativo de empresas e investidores estrangeiros em aplicações financeiras no Brasil.
Ao longo do processo evolucionário da moeda vários tipos surgiram e desapareceram. Entre os tipos de moeda atualmente em uso podemos citar:
Papel-moeda e moeda escritural
Ao emitir moeda para cobrir seus gastos operacionais, um governo, além de estar gerando inflação, estará provocando um fenômeno que onera a sociedade, especialmente a população assalariada. Esse fenômeno é conhecido como:
Geração de um Imposto inflacionário
A partir dos anos 30 do século XX, as economias capitalistas iniciaram um processo de profundas mudanças estruturais. Com relação a essas mudanças podemos afirmar: I - Uma redução do papel do Estado na Economia, que passa a exercer apenas os três deveres clássicos defendidos por Adam Smith; II - Uma ampliação do papel do Estado na economia, que passa a assumir várias funções, sendo a principal delas a de estímulo da demanda agregada; III - Uma reorientação do papel do Estado na economia, que abandona suas funções anteriores para poder assumir a função de produtor de bens e serviços; Estão corretas as afirmações:
II, apenas.
Até mesmo Adam Smith, um grande defensor do liberalismo econômico, reconhecia que o Estado teria três deveres a cumprir. Dentre as alternativas abaixo, assinale o único papel, que na visão de Smith, o ESTADO NÃO DEVERIA CUMPRIR:
Promover o estímulo à Demanda Agregada como forma de assegurar o crescimento econômico.
Caso o governo quisesse aumentar os níveis de emprego, a ação correta de POLÍTICA FISCAL seria:
Reduzir impostos (política tributária) e aumentar gastos públicos.
Caso o governo quisesse promover o emprego, a ação correta de POLÍTICA MONETÁRIA seria:
Reduzir a taxa de juros e aumentar a emissão de moeda.
Caso o governo quisesse reduzir a inflação, a ação correta de