Cultura organizacional
Por: MARIA LEDINILMA BISPO DA PIEDADE
1 – INTRODUÇÃO
O objetivo do nosso estudo é analisar a empresa Rapidão Cometa, uma empresa terceirizada da VALE S/A (Unidade Operacional Taquari-Vassouras) situada no estado de Sergipe, na prestação de serviços de operação Logística e as estratégias oferecidas nos armazéns da VALE. A VALE é uma empresa de mineração e é responsável pela extração do cloreto de potássio (KCl), que é um importante componente para a produção de fertilizantes e que é um elemento essencial no desenvolvimento das plantas, aumentando sua resistência contra pragas, contra estiagens prolongadas e geadas, proporcionando um crescimento normal e sadio.
Inicialmente, a Rapidão Cometa para efetuar a operação logística da VALE teve que enfrentar, por parte de alguns membros da diretoria, resistência as mudanças que se faziam necessárias para adaptação ao sistema organizacional e operacional da VALE. Por este motivo foi instituído um líder comprometido e capaz de fazer com que sua equipe se envolvesse no resultado, passando segurança pessoal, material e motivando-os em novas idéias e criando uma expectativa de crescimento na organização.
Buscaremos no desenvolver do estudo mostrar como se pode aplicar, de forma conjunta, a Gestão de processos produtivos e logística com a Gestão Estratégica de Pessoas, para atingir melhores resultados gerenciais, seja na condução dos processos internos da organização, nos resultados dos seus processos logísticos ou no estilo de liderança que é adotado pela empresa.
Serão analisadas as mudanças que ocorreram em sua estrutura organizacional com o intuito de melhorar o processo logístico e, as ferramentas específicas utilizadas e suas vantagens. Será abordado também o processo de recebimento e conferência dos itens que adentram aos armazéns, bem como os aspectos referentes à armazenagem e o atendimento ao cliente final. Para