Economia
Fonte: Sebrae Nacional
Gestão, planejamento e marketing são os principais gargalos
Grande parte dos serviços do setor público é terceirizada, atingindo níveis que vão de 80% a 90%. Uma das áreas disponíveis para expansão deste segmento no setor público (âmbitos federal, estadual e municipal) é a da educação, a exemplo de escolas e faculdades. Mas há os obstáculos de gestão a superar.
Os segmentos consumidores com maior potencial para crescimento da terceirização de serviços são os dos pequenos e médios escritórios, das pequenas empresas, hotéis, hospitais, instituições de ensino, indústrias alimentícias e condomínios residenciais. Os maiores tomadores de serviços são indústrias, bancos, condomínios comerciais, grandes escritórios, supermercados, shoppings centers, terminais rodoviários e aeroportos.
As principais carências a serem superadas
Para atender melhor quem os contrata, os prestadores de serviços de limpeza precisam superar as carências mais tradicionais do segmento. Dentre as várias detectadas, destacam-se gestão empresarial, planejamento tributário e financeiro, fluxo de caixa, gestão de recursos humanos, visão do negócio, planejamento estratégico e marketing.
Mais da metade das empresas de limpeza está no sudeste
Fonte: Febrac
Prestadoras de serviços de limpeza se concentram no sul e sudeste
As regiões sul e sudeste concentram a maior parte das empresas do segmento de serviços. Cerca de 70% a 75% delas, ou seja, de 7.730 a 8.280 das 11.048 empresas do setor.
As regiões sul e sudeste concentram a maior parte das empresas do segmento de serviços. A região nordeste representa o terceiro maior número.
Na região centro-oeste, o estado de Goiás e o Distrito Federal concentram a maior parte das empresas, principalmente por conta dos serviços demandado pelo Governo Federal.
Veja o gráfico
A mesma concentração de mão-de-obra encontra-se nas regiões sul e sudeste, com