Economia
R: Concorrência Perfeita,Monopólio,Oligopólio e Concorrência Monopolística
2 – Cite cinco rigorosas condições para que um mercado seja definido como de concorrência perfeita. E cite outras cinco, efetivamente opostas, para que se configure um caso de monopólio puro. Seria possível dar exemplos de mercado onde essas condições, rigorosamente, se verificam?
R: Para definir a concorrência perfeita podemos dizer que: Existência de um grande número de pequenos vendedores e compradores, produto transacionado é homogêneo, há livre entrada e saída de empresas no mercado, perfeita transparência pelos compradores e vendedores de tudo o que ocorre no mercado, perfeita mobilidade dos recursos produtivos. Características do Monopólio puro: Apenas um, prevalece a unicidade,Não tem substitutos satisfatórios ou próximos,impossível a entrada de concorrentes implica o desaparecimento do monopólio,opacidade.Exemplo de mercado de concorrência perfeita:mercado dos produtos hortifrutigranjeiros; exemplo de mercado monopólio puro:Petrobras.
3 – Embora as estruturas oligopolistas não possam ser tão precisamente definidas como as de concorrência perfeita e do monopólio, indique quais são as características fundamentais da maior parte dos oligopólios.
R: Número pequeno de firmas,com alto grau de concentração local, ou de poder de mercado, tem-se as políticas de preço que influem nos lucros e nas vendas dos concorrentes
4 – Explique por que a expressão concorrência monopolística não é uma contradição de termos. Cite situações reais de mercado onde ela ocorre. Explique por que a diferenciação de produtos, nesta estrutura de mercado, é vital. E correlacione os conceitos de diferenciação e de preço-prêmio.
R:
5 – Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?
R: Mercado Concorrencial são aquelas empresas