economia
1) Etimologicamente, o que significa economia? Explique a origem do termo.
Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens matérias, ou seja, economia significa o controle para evitar desperdício em qualquer serviço ou atividade. Economia é a junção de “oikos” que significa casa e “nomos” que é costume, lei ou norma, resultando em “oikonomos”, que pode ser entendido como norma da casa ou cidade
2) Sendo a Economia uma ciência social: A) Até que ponto deve-se apoiar-se em métodos quantitativos ?; B) O que justifica o emprego desses métodos ?; C) Para que finalidade são relevantes ?; D) Cite 3(três) exemplos concretos e reais sobre a realidade brasileira.
A) A economia sendo uma ciência social ela deve apoiar-se nos métodos quantitativos pois é comprovado que são eficientes e apresentam resultados satisfatórios.
B) O que justifica o emprego desse método é que permite a tomar decisões racionais com eficiência.
C) Ela é relevante para que seja tomada decisões mais seguras nas pesquisas e estudos que estão sendo realizados, para que seja obtido resultados satisfatórios.
D) Temos como exemplos os cálculos da inflação, da taxa de emprego e desemprego, balança comercial, PIB e outros.
3) Diferencia: A) Microeconomia de macroeconomia; e B) teoria econômica de política econômica.
A) Macroeconomia: é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo um país. Isto é, engloba a sociedade em conjunto, funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente.
Microeconomia: É a parte que se encarrega do comportamento de cada ato econômico de forma individual, como pode ser família, empresa ou trabalhadores. Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda, entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto. Isto