Desenvolvimento sustentavel
7.1 Conceito
Observamos o desmatamento de nossas florestas, o desperdício de nossas forças hidráulicas, a erosão de nosso solo, arrastado para o mar pelas enxurradas e o próximo esgotamento de nossas jazidas de carvão e ferro. Entretanto, por menos visíveis e menos tangíveis, estimamos superficialmente os maiores desgastes que ocorrem todos os dias, em função do esforço humano e os decorrentes de nossos atos errôneos, mal dirigido ou ineficientes (Taylor, 1985.p.26).
O conceito desenvolvimento sustentável surgiu para preocuparmos com a proteção e a preservação o meio ambiente. Temos uma ligação única com a natureza. Dessa forma, para entendermos melhor o que é desenvolvimento sustentável, precisamos entender o que é meio ambiente, e saber como proteger para as gerações futuras.
A expressão meio ambiente é usada para nomear onde vivemos, onde trabalhamos, ou seja, tudo que está a nossa volta. A expressão foi consagrada na Constituição Federal de 1988 como na legislação infraconstitucional. (Silva,2007, p.20).
A preocupação com a preservação do meio ambiente antes era do século XX era pouco quase nenhuma. Esse cuidado com o meio ambiente é relativamente nova em relação a história da evolução da humanidade. Essa preocupação impulsionada através da Revolução Industrial, que alterou os níveis da degradação ambiental.
O ser humano sempre agrediu a natureza, nunca teve uma relação tranquila, sua relação foi sempre de controle. O homem, desde sempre explora os recursos naturais para satisfazer suas vontades pessoais. Não levando em conta que tudo isso causa prejuízo para o próprio homem. Tudo isso trouxe consequência uma maior deterioração da qualidade ambiental.
Com isso algumas pessoas teve a consciência de que algo precisava ser feito para preservar os bens ambientais. " A má utilização dos recursos naturais, o desenvolvimento econômico a qualquer preço, o descuido com a conservação da natureza, poderão acarretar graves consequências.