economia
Instituto de Computação
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Curso de Graduação em Sistema de Informação
Prof. Edmilson Fialho
Período:2015.2
Aluno: FILIPE VIEIRA RODRIGUES
Polo: ARAPIRACA
1. a escassez tem um impacto na economia. Explique?
R: No âmbito da economia, a escassez remete para um bem que é limitado. Assim, freqüentemente um consumidor não pode usufruir de todos os bens que deseja, tendo muitas vezes que escolher umas coisas em detrimento de outras.
Quando a demanda de um determinado bem é maior do que a sua oferta no mercado, é comum dizer que estamos perante a escassez desse bem. Assim, é possível referir que escassez é o contrário de excedente.
Dizer que um produto é escasso não é necessariamente a mesma coisa que dizer que ele é raro, mas significa que ele está disponível em quantidades limitadas e o seu acesso não é livre.
2. A tomada de decisões (trade-off) tem um peso na economia? A escassez influencia essa tomada de decisões?
R: As atividades econômicas praticadas pelas pessoas são, na verdade, trocas. Como já afirmado, os recursos não estão totalmente disponíveis de forma que a escolha de um recurso, normalmente, quer dizer abrir mão de outro. Dessa forma, é de vital importância que saibamos determinar o que é realmente importante e necessário a fim de fazer as escolhas corretas. Quando fazemos compras em um supermercado com a quantidade de dinheiro limitada, por exemplo, devemos escolher o que efetivamente compraremos. Tradeoff é o termo utilizado em economia para definir essa escolha.
3. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
R: Ao analisar uma economia de mercado, notamos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas e famílias tem por contrapartida o fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (salários) e dos bens e remuneração dos fatores de produção