Economia
Com a ideia de melhor compreender os fundamentos econômicos, conceitos de Custo de Oportunidade, Curva de Possibilidade, Produto Elástico e Produto Inelástico, neste relatório os conceitos serão melhores compreendidos com exemplos.
Custo de Oportunidade como a possibilidade de um ganho ou perda onde exista mais de uma opção, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção, então é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. O custo, até mesmo o custo social, é causado pela renúncia da entidade aos benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou ao mais alto retorno que poderia ser gerado numa aplicação alternativa.
Em cada dia útil, seja nas fábricas, nos escritórios ou nas agências bancárias, os trabalhadores produzem uma variedade de bens e serviços, cuja quantidade está limitada pela disponibilidade de recursos (fatores de produção) e pela tecnologia que dominamos. Essas duas restrições determinam a Curva de Possibilidades de Produção de um país, de modo que escolhas devem ser feitas. Esse limite é descrito pela curva de possibilidades de produção. Isso resulta do fato de que, em geral, os fatores de produção são especializados em determinadas linhas de produção e não são completamente ou facilmente adaptáveis, no curto prazo, a outros usos.
Análise econômica do produto SOJA:
A soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e eficiência dos produtores. O grão é componente essencial na fabricação de rações animais e com uso crescente na alimentação humana encontra-se em franco crescimento.
Cultivada especialmente nas regiões Centro Oeste e Sul do país, a soja se firmou como um dos produtos mais destacados da agricultura nacional e na