Economia
A Concorrência Monopolística é uma forma de concorrência imperfeita e corresponde a uma situação em que existem numerosas empresas no mercado, mas que oferecem produtos ou serviços não totalmente homogéneos e, por isso, não totalmente substituíveis. Numa situação deste tipo, cada uma das empresas possui algum poder de mercado para influenciar o preço dos seus próprios produtos ou serviços. De facto, no seu produto particular, diferenciado dos produtos dos restantes concorrentes, cada empresa funciona como um pequeno monopólio - a maior ou menor proximidade de uma situação de monopólio depende do grau de diferenciação (e portanto do grau de substituição) existente entre os diferentes produtos oferecidos: se esse grau de substituição é reduzido, a concorrência será maior e está-se mais próximo da concorrência perfeita, se o grau de substituição é elevado, a concorrência será mais reduzida e está-se mais próximo de uma situação de monopólio.
Exemplos: Bom Bril, o produto é um tipo especial de lã de aço, muitas empresas produzem lã de aço, mas não podem produzir a marca Bom Bril e o consumidor aprendeu a pedir o produto pela marca. Assim, a Bom Bril não detém o monopólio, mas se tornou monopolística.
2) Que tipos de mercado refletem melhor as seguintes situações em concorrência perfeita, mercados contestáveis, concorrência monopolística, oligopólio, cartel, monopólio e monopsônio?
A) Há muitas lojas de roupa numa cidade e cada uma vende seus próprios modelos diferentes; Concorrência perfeita. B) Há uma banca de frutas na cidade. É fácil montar uma na rua; Monopsônio
C) Há três fabricantes de uma broca de pressão especial que requer um investimento em pesquisa e desenvolvimento e em treinamento dos trabalhadores para produzi-la; Oligopólio.
D) Um laticínio adquire todo o leite de todas as leiterias de um estado, diz a cada leiteria o quanto produzir e é o único vendedor de leite naquele lugar; Cartel.