economia
Origem e história do petróleo no mundo.
Orientadores: Prof. Mario Ricardo
Equipe:
Anderson Silva
Luziene Rodrigues
Marêssa Melo
Ruberson Nascimento
Introdução
Há muitos que acreditam que o petróleo é um recurso não renovável utilizado somente nos tempos modernos, enganam-se. Há cerca de seis mil anos, esse óleo viscoso de cor escura já era conhecido, sendo utilizado como asfalto, para fixação de pisos e tijolos, ou betume (petróleo no seu estado mais sólido) para calafetagem. Há também registros do seu uso nos Jardins da
Babilônia e como arma de guerra pelos gregos. bizantinos. Origem do petróleo
A hipótese mais aceita leva em conta que, com o aumento da temperatura, as moléculas do querogênio começariam a ser quebradas, gerando compostos orgânicos líquidos e gasosos, num processo denominado catagênese.
Para se ter uma acumulação de petróleo seria necessário que, após o processo de geração (cozinha de geração) e expulsão, ocorresse a migração do óleo e/ou gás através das camadas de rochas adjacentes e porosas, até encontrar uma rocha selante e uma estrutura geológica que detenha seu caminho, sobre a qual ocorrerá a acumulação do óleo e/ou gás em uma rocha porosa chamada rocha resevatório.
É de aceitação para a maioria dos geólogos e geoquímicos, que ele se forme a partir de substâncias orgânicas procedentes da superfície terrestre (detritos orgânicos), mas esta não é a única teoria sobre a sua formação.
Uma outra hipótese, datada do século XIX, defende que o petróleo teve uma origem Inorgânica, a partir dos depósitos de carbono que possivelmente surgiram durante a formação da Terra.
História do petróleo
O petróleo era conhecido já na antigüidade, devido a exsudações e afloramentos freqüentes no Oriente Médio. No
Antigo Testamento, é mencionado diversas vezes, e estudos arqueológicos demonstram que foi utilizado há quase seis mil anos e eram utilizados para mumificações, construções de pirâmides dentre outros. No início